4 de novembro de 2010

perambulo.


não poderia terminar o mês de outubro sem falar das minhas viagens. [...] mas, como se percebe, terminou e não falei! então, para me redimir, começo novembro falando do que passou, como quem recebe o salário pelo mês de trabalho.
o início do mês não foi interessante, pois apesar de estar em casa ["eixo teresina-timon"], no aconchego do lar e no aperto do meu quarto, que nem existe mais, me recuperava de uma infecção que já me tirava o sono há algumas semanas [aproveito o ensejo para agradecer à allana, por ser a enfermeira-chefe, e ao ir. john, que pela 147ª vez estendeu seu braço de pai. obrigado por estes, Deus!].
perrengue superado, embarquei para o 12º congresso nacional de biomedicina, em recife-pe. baseado na viagem para a edição anterior do congresso, em belém-pa, 2008, imaginei que seria marcante. e foi. a bagunça de viajar de ônibus com colegas, passar novamente por fortaleza-ce, conhecer um pouco da beleza de natal-rn... isso tudo antes de chegar ao nosso destino!
o auge do meu "momento playboy" se deu assim que abri as cortinas da janela do hotel em recife e vi o mar. que vista! as primeiras frases da canção 'la belle de jour', do alceu valença, não saíam da minha cabeça. no outro dia, a abertura do congresso nos presenteou com uma linda amostra da cultura local, com danças como o maracatu, frevo, baião, entre outras. filmei tudo! até mesmo as palhaçadas com o erik. e ainda teve uma festa daquelas, com direito a champanhe e muita alegria! entretanto o que me cativou foi conhecer a história e as maravilhas de olinda-pe. e eis o porquê da imagem acima. embora a foto não seja minha, pude admirar tal vista, do alto da ladeira da misericórdia. a arquitetura colonial preservada encheu meus olhos e as cores me deixaram vislumbrado. e, então, senti moderada inveja do orgulho que aquele povo tem pelo que já foi vivido e por como vivem. ao meu ver, esse é um dos principais motivos pelo qual o nosso piauí é tão raquítico. quem dera ver, nalgum dia, essa concepção mudada e minha terra crescendo! enfim, pernambuco é lindo [puxa! só agora me toquei do trocadilho que, por acaso, fiz. legal!]. cada real investido, pelos meus pais [hehe!], foi recompensado.
encerrando minha turnê por um pedaço do nordeste, nada melhor do que minha terra às margens do rio parnaíba! e, para abafar meu breve desapontamento, por não poder ver o concerto do los hermanos em recife ou fortaleza, fui premiado pelo nenhum de nós, que cantou, numa noite esplêndida [em que eu até poderia reclamar, por ter sido causticante para meus tímpanos], todas as canções que fizeram, e ainda fazem, parte da minha vida. foi de arrepiar! o estranho é que, em 24 anos de carreira, eles nunca tinham tocado no piauí. espero que eles queiram, como disseram, compensar esse fato nos brindando mais vezes.
então, depois de tanta mordomia e satisfação, cá estou eu, de volta à cidade em que o vento não cessa, onde seminários, provas e tcc me esperavam ansiosamente. "feliz" fim de período, jethro!

p.s.: preferi não comentar sobre os transtornos ocorridos durante a viagem a recife, principalmente na volta, causados pela desorganização da empresa que promoveu a excursão. contudo [se alguém realmente ler até aqui], deixo uma dica: não viaje com a empresa de turismo '7 eventos' [de teresina-pi]! o que menos se quer numa viagem são incômodos como passeios cancelados, bloqueio do quarto no hotel antes do fim da estadia ou fatos semelhantes. por isso, repito e saliento: NÃO VIAJE COM A EMPRESA '7 EVENTOS'!

2 comentários:

  1. Viagem muito boa mesmo!E lembrando, também, NUNCA VIAJE PELA 7 EVENTOS!

    ResponderExcluir
  2. é verdade!nunca viaje pelo 7 eventos.sempre vá de Itapemirim e consiga alojamento em alguma universidade.
    =]

    ResponderExcluir