26 de julho de 2010

desabreviando.

- e ai blz
- blz!
- fz o q hj
- nd d+!
- bora da 1 role intaum
- afin n, vei!
- bora mlk os kra td taum indu tb
- dx p otra vz
- vai vacila
- d boa!
- flws intaum


quem nunca abreviou, "que atire a primeira pedra"! não que seja um pecado, mas, como se fosse um, a abreviação não dispensa ninguém, desde crianças, que, precocemente, têm "aprendido" a escrever em teclado de computador, deixando
de lado lápis e caderno de caligrafia [quem teve um desses?], a idosos, que se deslumbram e querem estar 'antenados' ao conhecer um novo mundo através de um monitor. antes fosse apenas as abreviações aprendidas nos livros de gramática!
com a justificativa de economizar tempo e espaço, as palavras estão diminuindo, as vogais sendo esquecidas e os acentos... "acentos? pontuação?
para quê? daqui a uns dias, tudo isso cairá em desuso, mesmo." enfim, tal pretexto se adequa bem ao mundo 'dinâmico' e estressante em que vivemos, onde a lei é: quanto mais rápido, melhor. entretanto, economizando tempo perdemos inteligência. bem, ao menos me senti assim [talvez seja só eu...]. cheguei a essa conclusão quando, há algum tempo, sentei para escrever um pré-projeto para meu tcc [trabalho de conclusão de curso]. não consegui escrever uma frase sequer sem ter que voltar para corrigir um 'que' ou um 'também'. esforço dobrado. resolvi, então, dali por diante, escrever ou digitar o mais correto possível para evitar embaraços futuros. devido isso, já fui por demais taxado de "professor de português", porém recuso me render à 'modernidade'.
e se pensarmos bem, mais que apenas frases ou textos, estamos abreviando conversas, convivência, relacionamentos, sentimentos. "aproveitando" o tempo e vivendo de maneira resumida e pobre, desfazemo-nos de vogais e acentos da vida, que são elementos que dão sentido a qualquer frase.
essa idéia [ou desvaneio, se preferires] não tem o intuito de crucificar os que assim escrevem, mas se isso te atrapalhar em algum momento, lembra que mudança é a minha sugestão. funcionou comigo!

5 comentários:

  1. Abreviar sentimentos tem sido a última moda,infelizmente.Isso dá uma boa reflexão. Graças a Deus isso nunca foi do meu feitio, pelo contrário, sempre procuro manter amizades desde que sejam realmente sinceras. As vezes bate uma tristeza quando percebo que nem todos pensam da mesma forma agindo, assim, de maneira superficial e descartável. Oro pra que Deus nos ajude!
    Muito Bom texto!! BJUUU!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do tema! Eu costumava abreviar muito em conversas online, isso se "acentuou" quando comecei a usar o IRC. Engraçado como mesmo em inglês isso se tornou algo comum a ponto de virar piada (um meme de internet: OMGWTFBBQ). Há pelo menos uns 2 anos atrás eu parei com as abreviações, não condenando quem o faça, mas simplesmente eu não consigo mais.

    ResponderExcluir
  3. ...Na vida pós-moderna é moda abreviar tudo. A educação dos filhos está sendo abreviada e terceirizada por babás; consequentemente estranhos íntimos convivem juntos.
    A vida está sendo abreviada.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir