
pontes ligam mais que caminhos. ligam pessoas, idéias. remando por aí, vejo muitas, de vários tipos. lendo 'traduzir-se', vi que uma ponte pode até ser, e bem, construída entre dois barquinhos, algo bastante curioso e incomum. esta me fez pensar nas outras que construí. ao meu ver, não sou um bom mantenedor das pontes, ao menos de certas.
não é recente a preocupação com algumas das minhas amizades. e não costumo incluir nessa classificação relacionamentos interpessoais corriqueiros. raramente, uma peculiaridade me cativa. só então me disponho a preparar os materiais para a obra. depois de pronta, o desafio é manter. fatores como a distância aumentada, as obrigações cotidianas, a maturidade e até novas pontes construídas causam grande descuido. logo, aquela ponte se rompe, e esses fatores continuam a complicar sua reconstrução. por mais que as desculpas tentem maquiar, a degradação é clara.
tenho olhado para trás e, principalmente arrependido, sonhado com uma nova oportunidade para colocar a mão na massa por pessoas especiais como wellington jr., alice saraiva, 'dona', naira janiery, dania, layane 'prima', natália (psicologia), carol viégas [como queria que lessem isso...!]. entretanto, preciso aprender que não sou um latifundiário para poder ter tantas pontes, além de me acostumar com o rumo das coisas e considerar que a escolha não é apenas minha.
mesmo assim, sou imensamente grato ao Pai por todas as pontes construídas e pelas poucas, porém bastantes importantes, que perduram e enchem meu barquinho de alegria.
[...] hoje, dediquei um bom tempo em uma nova construção. apesar de ser aniversário da pessoa que estava do outro lado, certamente esse não foi o motivo. destacaram-se o bom humor, que acelerou o ritmo da obra, e a franqueza, atribuindo solidez. espero que, quando finalizá-la, fique bem edificada.
"as palavras devem vir acompanhadas de ações, pequenos gestos cheios de sinceridade. se é difícil? em alguns casos, quase impossível. mas a tentativa de [...] fazer a fábrica funcionar, é o que nos torna mais humanos." _ traduzir-se, as meninas.