20 de março de 2011

"o fim da infância (1850-2009)"


a infância é uma ideia, uma abstração, um paraíso artificial. entenda como ela foi inventada e no que pode dar a sua desinvenção.

o conceito de infância faleceu em 7 de julho de 2009, vítima de causas múltiplas. consagrada no século 19, a ideia de uma etapa da vida protegida dos males do mundo já vinha com a saúde declinante havia 50 anos, atingida pela era da informação e pela expansão da adolescência, entre outros fatores. o que determinou a morte foi a participação de paris katherine no funeral de seu pai, o cantor michael jackson. ("ele foi o melhor pai que se pode imaginar", disse paris). bastou para que explorassem a imagem da menina de 11 anos, complicando uma vida que já não será fácil. não interessa se ela é criança - é uma celebridade como as outras. juridicamente, a infância sobrevive: vai até os 12 anos.
o obituário acima é uma provocação - se você acompanhou o caso, pode até argumentar que o fez somente por curiosidade. mas já faz pelo menos duas décadas que estudiosos da cultura contemporânea veem eventos como esse e concluem: a infância está desaparecendo.
não é que os seres humanos estejam engrossando a voz logo que aprendem a falar. a diferença é que esses jovens seres, que havia séculos habitavam um mundo que construímos para eles, há algum tempo vêm usufruindo dos prós e contras do universo dos adultos.
"a infância é um artefato social, não uma categoria biológica", escreveu o americano neil postman. provando que a infância era uma invenção cultural, o historiador alertava que a mesma sociedade que a criou poderia determinar o seu fim. no começo dos anos 80, ele via como principal ameaça o fato de adultos e crianças verem os mesmos programas de tv - nem imaginava a banda larga que viria pela frente. mas, já que o assunto é infância, sejamos didáticos: vamos começar do começo.

a invenção da infância
aos 13 anos, o príncipe alexandre, que ainda não era o grande, começou a ter aulas com aristóteles. aos 16, já comandava exércitos da macedônia. a transição brusca do banco da escola para a cela do cavalo é um bom exemplo de como os gregos e romanos viam seus jovens abastados: se vivessem o suficiente, poderiam adquirir alguns conhecimentos úteis e, assim que possível, deveriam estar aptos para todas as demandas do mundo adulto.
na idade média, a vida das crianças piorou. as que chegavam até a idade de conseguir segurar um instrumento de trabalho quase sempre aprendiam a profissão de seus pais. o acesso à educação ficou muito restrito: os mosteiros detinham o monopólio do conhecimento, e não tinham interesse em disseminá-lo para além de suas paredes. (fãs de o nome da rosa talvez se lembrem dos monges que morreram tentando ler um livro proibido.)
esse estado de coisas, estabelecido ali pelo século 5, só foi alterado com a invenção da imprensa, em 1439. sim, imprensa: o consenso entre os historiadores é de que ela é a mãe da infância, por ter permitido a popularização dos livros e o ressurgimento das escolas. como explica neil postman em o desaparecimento da infância: "em um mundo iletrado, não há necessidade de distinguir com exatidão a criança e o adulto, pois existem poucos segredos e são poucas as instruções para dominar a cultura cotidiana. em um mundo letrado, as crianças precisam transformar-se em adultos". gradualmente, aqueles serezinhos que nem constavam nos testamentos e que não ganhavam pão se os adultos tinham fome se tornaram investimentos de longo prazo. o burguês esperto que colocasse seus filhos na escola estava tão-somente buscando garantir o seu futuro.
justificado economicamente, o confinamento dos jovens em ambientes separados do dos adultos começou a suscitar sentimentos em pais e mestres, que passaram a acreditar que aquela parcela da população tinha "outra natureza e outras necessidades", nas palavras do historiador inglês j.h. plumb. o iluminismo e as revoluções burguesas inspiradas por ele transformariam essas boas intenções em conquistas reais: os novos códigos civis reconheciam as crianças como sujeitos com direito a proteções legais específicas e necessidades especiais.
mas havia outra revolução no meio do caminho: a industrial. as novas fábricas fizeram milhares de pais rever seus conceitos recém-estabelecidos para botar os pequenos a trabalhar e ajudar no orçamento familiar. foi preciso que uma ideia "inusitada e radical", como define postman, entrasse em vigor: o estado passou a se dar o direito de agir como protetor das crianças. e, com o governo no papel de tia da creche, a infância foi brincar tranquila.
em 1850, a transição está completa. o mundo, que era um só, virou dois: o das crianças e o dos adultos. é nele que se falam sobre diferenças entre classes sociais, morte, doença, violência, dinheiro e, o segredo mais bem guardado, o sexo. de assuntos como esses, as crianças deveriam ser poupadas, em nome de uma infância sadia.

tudo pela tela
assim como a imprensa é considerada a pedra fundamental sobre a qual se construiu a ideia de infância, a popularização da tv é considerada o princípio da depredação do prédio.
se o mundo letrado havia criado culturas separadas para adultos e crianças, assuntos de gente grande e gente pequena, ao reunir a família toda em volta de sua tela, a televisão voltou a aproximar esses dois mundos. ou melhor: como aquela criança mais velha que ensina palavrões para as menores, ela volta e meia transmitia conhecimentos que os pais preferiam que seus filhos ainda não soubessem. "o acesso das crianças a informações do mundo adulto transformou tudo drasticamente", garante joe kincheloe, coautor do livro cultura infantil e professor de estudos culturais e pedagogia na universidade penn state.
naquelas residências onde essas transformações nem foram sentidas como tão drásticas assim, além de amiga indiscreta, a tv acabou cumprindo o papel de babá eletrônica. é aí que entra na equação o que os especialistas chamam de pedagogia cultural corporativa - a parte da nossa criação realizada pela indústria do entretenimento. parece banal, mas era um fato inédito na história do nosso desevolvimento. se antes as memórias de infância eram criadas sob a supervisão dos pais ou na companhia de outras crianças, agora elas vinham da tv, da música, dos filmes. "por decisão ou omissão dos pais, mais e mais experiências dos nossos filhos são fruto de conteúdos produzidos por corporações comerciais", diz kincheloe.
é inegável que as gerações que cresceram na frente da tv tiveram acesso a um volume de informações muito maior do que as anteriores - sem fazer juízo de valor sobre essas informações, que poderiam ser fofocas sobre a filha do michael jackson. a verdade é que a quantidade de tempo na frente da tela foi aumentando a cada década, chegando ao ápice nos anos 90. e então ela começou a cair. para desespero dos pais, porque agora as crianças podiam aprender o que quisessem em outra tela, a do computador.
nas últimas páginas de o desaparecimento da infância, neil postman faz uma ressalva: "a única tecnologia que tem potencial para sustentar a necessidade de infância é o computador". e explica: "para programar um computador, é preciso, essencialmente, aprender uma linguagem. isso significa que é necessário dominar complexas habilidades analíticas [grifo meu] semelhantes às exigidas de uma pessoa plenamente alfabetizada, e para isso é indispensável treinamento especial". bom, hoje muitos estão na internet antes de plenamente alfabetizados, tendo acesso a muito mais informações do mundo adulto - uma expressão que, nessa altura do século 21 e do texto, já não faz mais nenhum sentido.

tobogã abaixo
o que a imprensa colocou de pé a tv e a internet vêm colocando de lado, mas não é só na busca por informações antes exclusivas que podemos detectar sinais do fim da infância.
a consagração da adolescência como a melhor, a mais divertida e inesquecível idade para todos os seres humanos, uma ideia que começou a pegar nos anos 50, também exerce uma pressão para que as crianças deixem logo de sê-lo. em linguagem de marketing, ser jovem é "aspiracional", algo que as pessoas aspiram, almejam, desejam. para suprir essa demanda anteriormente reprimida no estereótipo sem graça de "pré-adolescente", marqueteiros criaram o rótulo tween - um trocadilho com between ("entre") e teen ("adolescente") para inserir todo tipo de produto voltado a quem antes eram crianças de 9 a 12 anos.
os ídolos desse público podem se comportar de forma pudica, como os vampiros virgens de crepúsculo, mas, na vida real, o apelo sexual é aproveitado assim que possível. miley cyrus, 16 anos, se faz de santa no seriado hannah montana, mas posa sensual na capa das revistas. a própria xuxa achou que a princesa sasha, 10 anos, já estava precisando de um príncipe, e promoveu um concurso para escolhê-lo. o vencedor foi bruno mesquita, 15 anos, que faz o estilo "jonas brother", e os dois vão fazer par romântico em um filme.
a pressão para se tornar adulto nos relacionamentos também se reflete no campo profissional. crianças de 3 anos já estão aprendendo um segundo idioma, e as que entram no ensino básico já têm uma agenda lotada de cursos, aulas extras, grupos de estudo - nenhum pai quer que seu filho fique para trás. nos eua já há um movimento para que as escolas públicas passem menos dever de casa.
a ética profissional é incutida cada vez mais cedo. quando a menina maisa, 7 anos, teve problemas com seu chefe, sílvio santos (recapitulando: ele a fez chorar duas vezes e a prendeu dentro de uma mala), seus pais logo trataram de esclarecer que ela não deixaria de cumprir os seus contratos com o sbt.
e o que dizer do caio werneck, 9 anos, zagueiro do roma, da itália? casos como o dele, de crianças negociadas com times do exterior, são cada vez mais comuns. caio já tem uma profissão definida, a mesma que seu pai seguia, deixando a escola em segundo plano. como na idade média, quando não havia infância.

ânsia de infância
por mais que todos os programas de tv educativos e as cantigas politicamente corretas queiram, uma corrente muito forte na outra direção leva a crer que a infância clássica está com os dias contados. o que fazer? para kincheloe, a mudança tem de começar onde tudo começou: "as escolas têm de ser reformuladas desde os seus fundamentos". o currículo é organizado como se as crianças aprendessem sobre o mundo na sala de aula, ignorando todas as informações disponíveis fora dela. para ele, é preciso um modelo de infância que entenda que a crianças podem, querem e vão aprender sozinhas. "as crianças pós-modernas não pedem permissão dos adultos para aprender", diz.
quanto antes se reconhecer isso, melhor. afinal de contas, pais e mestres não deveriam esperar a indústria de celebridades passar dos limites para serem lembrados que as crianças não são mais tão infantis.


texto retirado da revista 'superinteressante', de agosto/2009, escrito por emiliano urbim.

3 comentários:

  1. Com certeza muito relevante, vou compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Bacana. Concordo que a infância clássica precisa ser preservada, mas mesmo assim não deixaria meu filho brincar com minhas panelas. Ele vai ter opções bem mais divertidas. KKKK! Bjuu.

    ResponderExcluir
  3. Esta modernidade esta acabando com a infância do "era uma vez" e 'feliz para sempre', temos todos uma parcela de culpa na perca da inocencia destes seres tão pequenos dedicamos mais tempos em acumular dinheiro do que em eduaca-los.
    Pois como nossas escolas pregam educação se aprende em casa na escola aprendemos os conhecimentos de matemáticos e de linguagem(que enorme engano, pois hoje nossas crianças passam mais tempo com professores e babás do que com seus pais).

    Adorei o texto como sempre.
    Abraços meu amigo.

    ResponderExcluir