23 de dezembro de 2010

então, é natal?


há dias penso nesse texto e, agora, nem sei por onde começar. pelo teor da tirinha [retirada e adaptada do blog dr. pepper, o qual não aconselho, principalmente a moralistas e menores de 18 anos], dá para se ter uma idéia. só que, bem longe de extremistas que querem abolir a figura do 'papai noel', como nathan grills, um "pesquisador" que, inacreditavelmente, publicou um artigo em uma revista científica só para isso, ou de igrejas que se dizem cristãs, e, no entanto, enchem as cabeças dos fiéis de ideologias bobas, pretendo, somente, instigar uma reflexão para o real significado dessa data.
minha preocupação é o rumo que as coisas estão tomando. e não é de hoje que as comemorações de fim de ano causam um grande rebuliço; porém, já notou que, a cada ano, mais cedo se iniciam as vendas, tendo como tema o "natal"? lembro-me que, poucos dias após o 'dia das crianças', fui surpreendido por pisca-piscas, guirlandas e 'papais noéis' enfeitando a fachada de muitas lojas. "mas o comércio tem que vender!", você me diz; então, eu tenho que virar marionete dele?... não, mesmo! é muito legal receber presentes [mesmo que sejam de si mesmo, como fiz esse ano], mas será que estes têm, realmente, algo especial? e será que vale a pena passar todo o ano seguinte pagando dívidas adquiridas nessa época? de modo algum recrimino a doação e a troca de presentes, uma vez que é saudável e deve ter sido inspirada nos presentes ofertados a Jesus pelos reis magos. entretanto, eu mesmo já recebi presente natalino de alguém que o deu, praticamente, por obrigação. embora eu fosse apenas uma criança, percebi e não foi legal...
há ainda o [geralmente hipócrita] clima de amor e paz. que bom que se pensa nisso, mas... por que só no natal? nas ruas, vejo pessoas cumprimentando outras, desejando coisas boas... mas só no natal? no dia em que eu vir sorrisos e cordialidade espalhados por aí, durante todo o ano, deixarei de pensar que é hipocrisia.
e acima disso, penso na substituição dos valores. pergunte a alguém o significado do natal. certamente, poucas falarão em Jesus. e toda essa festa, luzes, presentes e afins não teriam valor se Ele não tivesse nascido, vivido e morrido por você.
dessa forma, te desejo, de coração [e não apenas porque foi uns dos poucos a ler isso, hehe!],
uma alegre e inesquecível celebração pelo nascimento de Jesus Cristo, o meu Salvador.

p.s.: clique na tirinha, para vê-la melhor.

3 comentários:

  1. Muito bom texto! Eu também gostaria muito que as pessoas refletissem sobre o real significado natalino.Em particular, o natal é uma data em que geralmente me sinto triste, justamente por perceber o quão cegas as pessoas se tornaram ao meu redor.
    Parabénss pelo texto! Bjuuu!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o povo esta precisando refletir a respeito disto. Você esta certissimo nobre colega. abraço.

    ResponderExcluir
  3. EU LI O SEU TEXTO E ACHEI MUITO LEGAL !!É BEM VERDADE QUE AS PESSOAS RESUMEM O NATAL A TROCA DE PRESENTES E COMPRAS E MAIS COMPRAS...ESQUECENDO QUE NATAL É MAIS DO QUE ISSO,NATAL É ALMA E NAO MATERIAL...TEMPO DE SOLIDARIEDADE,COMPAIXÃO..E QUE ALIAS NAO DEVERIA ACONTECER SOMENTE NO FIM DO ANO..MAS DURANTE TODO ELE..!PARABENS!ABRAÇO!

    ResponderExcluir